Projetos
Tenho feito instrumentos musicais eletrônicos por alguns anos, para mim e para outros. Eles variam de simples launchpads a estranhos sintetizadores/guiatarra/light sabers. Aqui estão alguns dos que construí.
Para tutoriais completos e um curso completo sobre como construir qualquer controlador MIDI, visite:
ThereMidi
O Theremidi usa dois sensores infravermelhos de distância, em vez das antenas capacitivas, e pode rastrear a posição de suas mãos no ar. Esta posição é então convertida em notas MIDI, ou pitch bend – mão direita, ou MIDI CC – mão esquerda.
Há também um display OLED e alguns botões que permitem alterar a oitava, transpor, canal MIDI e alternar entre escalas e pitch bend!
Fliper RGB
O Fliper RGB é uma plataforma de lançamento de arcade RGB DIY, excelente para lançamento de clipes, batidas de dedo, etc.
Ele foi construído usando a plataforma Arduino, potenciômetros, botões de arcade e LEDs endereçáveis que acendem de acordo com as mensagens MIDI recebidas.
Totalmente de código aberto.
XT Synth
O XT Synth é uma mistura de guitarra, violino e controlador de midi. Minha inspiração foi fazer um instrumento que pudesse ser tocado como um violão, com a expressão de um violino, com os sons de um sintetizador. O braço possui 4 potenciômetros macios que podem ser tocados de forma semelhante a um instrumento de cordas. Eles podem ser ajustados como o jogador quiser. Porque em vez de cordas tem potes macios, o instrumento não é temperado, como um violino, permitindo vibratos, portamentos e microtons.
O XT Synth foi finalista no Guthman New Musical Instrument Competition 2018.
Midimood
O Minimoog é o sintetizador analógico mais icônico de todos os tempos, com ótimas versões de plug-ins como o Arturia Mini V e o aplicativo Minimoog para iPad da Moog. Sempre quis ter melhor controle sobre meus sintetizadores e pensei que construir um controlador MIDI com o layout do Minimoog era o melhor caminho a seguir. Embora seja baseado no Minimoog, pode ser usado com qualquer sintetizador virtual, como Massive, Omnisphere, Sylenth, etc. Este controlador MIDI foi feito usando um Arduino Pro Micro, e dois multiplexadores, além dos potenciômetros e chaves de alternância.
Totalmente open-source.
Traktorino
O Traktorino é um poderoso controlador MIDI DIY de baixo custo. É baseado na plataforma Arduino e vem em kit DIY, ou montado. Em seu núcleo, há um escudo que se conecta a um Arduino Uno, que usa código-fonte aberto, tornando-o totalmente hackeável.
O Traktorino é um dispositivo compatível com a classe MIDI, projetado para controlar o Traktor. Possui vários recursos e mapeamentos personalizados, para que você possa aproveitar ao máximo o software. No entanto, pode fazer muito mais do que isso. O Traktorino pode controlar qualquer software que aceite MIDI, como Ableton Live, Serato, FL Studio, Logic, etc.
Fliper DJ
O Fliper DJ é um controlador MIDI baseado na plataforma Arduino. Ele contém 16 botões de arcade, 7 potenciômetros rotativos e 3 potenciômetros deslizantes. Um dos potenciômetros permite alterar o canal midi dos botões, sendo possível ter quatro bancos de botões, 16×4. O Fliper DJ é um dispositivo compatível com a classe USB-Midi, sem necessidade de drivers ou conversores!
Fliper
O Fliper é um ótimo controlador DIY MIDI para iniciantes, pois usa apenas um Arduino e nenhum tipo de multiplexador, apenas um Arduino Pro Micro, 4 potes e 12 botões Arcade!
The Transport
Esse cara pequeno é ótimo se você quiser apenas ter três botões em seu fluxo de trabalho, como reproduzir, parar e gravar, ou se quiser apenas começar a aprender como construir um controlador MIDI, sem ter que se comprometer com um projeto maior.