Músico Nerd

Aprenda a fazer um Theremin com Arduino e fotorresistor LDR!


Olá, meu amigo Músico Nerd! Acho que se tem uma coisa que todo músico nerd gostaria de ter é um Theremin, né? Olha que maravilha, aí o próprio Theremin tocando o seu Theremin!

Já que comprar um pode estar fora de cogitação pra muita gente, existem diversas maneiras de fazer você mesmo coisas parecidas. O Theremin possui duas antenas e um sistema que, francamente, eu nem sei como funciona, mas usando o nosso amigo Arduino, podemos chegar em coisas bem parecidas ou adaptar para o que queremos.

Eu, por exemplo, já fiz alguns Theremins MIDI, o Theremidi, onde vendo pela Bit Controllers. Dá uma olhada!

Nesse aí eu usei sensores infravermelhos e transformei em sinal MIDI de forma que se tocam escalas! Enfim, este foi um projeto bem extenso e quem sabe rola um tut aqui no futuro. Quem quiser saber mais, visita a Bit Controllers! www.bitcontrollers.com

Mas, então, o que temos pra hoje? Uma maneira de fazer um Theremin bem simples, rápido e barato! Aqui vai um videozinho do que eu fiz:

Então, vamos aos materiais!

- Arduino Uno

- Breadboard

- Fotorresistor LDR

- Resistor de 10k

- Um auto falante ou buzzer de 4 ohms

- Jumpers

O nosso principal componente, que é o sensor que vamos usar, é o LDR. O LDR é um fotorresistor, ou seja, ele muda a sua resistência de acordo com a luminosidade.


E essa diferença na resistência é que vamos medir e mapear em frequência sonora, que será emitida pelo nosso auto falante.

Circuito

O LDR possui dois terminais, um será ligado no GND e o outro será ligado em dois lugares diferentes, no 5v através de um resistor de 10k e em uma porta analógica, nesse caso na A0.

O auto falante possui dois terminais, o negativo vai no negativo e o positivo vai em uma porta digital PWM do Arduino, nesse caso a 11. Atenção, para que o auto falante funcione é necessário que ele seja ligado a uma porta PWM.

Código

Faça o upload deste código no seu Arduino!

No código você precisará ajustar algumas coisas de acordo com a sua preferência. Nas duas primeiras variáveis coloque o pino respectivo, como está documentado. Para configurar o seu sensor, depois de fazer o upload do código, abra a porta serial do Arduino e veja o valor mínimo e máximo que aparecem de acordo como você bloqueia ou desbloqueia a luz do LDR. Coloque estes valores onde indicado: sensorMin e sensorMax. Em freqMin e freqMax coloque as frequências mínimas e máximas que serão tocadas pelo seu Theremin, lembrando que elas estão em Hertz, então quanto mais baixo, mais grave a nota.

Have Fun!

Está pronto, já dá para você se divertir, incomodar os vizinhos ou se exibir para os amigos com o seu Theremin DIY!

Se gostou desse tutorial você provavelmente vai gostar desse tutorial aqui onde ensino a como fazer um sintetizador(zinho) com Arduino e também vai gostar dessa série de vídeos onde ensino a como fazer um controlador MIDI com Arduino!

Se gostou, ou não, ou tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, eu apreciarei muito!

Grande abraço!

Gustavo Silveira

#Arduino #Português

Receba atualizações,  tutoriais e dicas imperdíveis que todo músico nerd precisa saber!

Posts Recentes
Arquivo
Nos siga!
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 by Gustavo Silveira. 

gustavosilveira@musiconerd.com

Banggood

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon